RECEITAS VEGANAS (Sem Ingredientes de Origem Animal)

Olá queridos!

Muitas pessoas desconhecem que veganos comem muuuuito bem e que essa alimentação contém todos os nutrientes necessários para nosso organismo. Então postamos as receitas que fazemos aqui em casa...

E passo-a-passo pra ficar mais fácil pros iniciantes na cozinha...

Substitua os ingredientes de acordo com sua preferência.

Muito obrigada pela sua visita!

Adriana e Rafael


São José do Rio Preto - SP

19 de jan. de 2013

ESFIHA INTEGRAL



Gente do céu, boa demais essa esfiha! O recheio fica beeem molhadinho... huuummmmm....

Ingredientes do Recheio:

- 150g de proteína de soja miúda (2 xícaras de chá)
- 550g de tomate (4 de tamanho médio) picado
- 100g de cebola (1 de tamanho médio) picada
- Caldo de 1 limão de tamanho médio
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de sopa rasa de orégano
- 1/2 xícara de chá de salsa picada
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino branca
- Sal a gosto

Ingredientes da Massa:

- 700g de farinha de trigo branca (1200 ml)
- 420g de farinha de trigo integral (800ml)
- 160ml de óleo
- 15g de fermento biológico seco
- 22g de sal (1 colher de sopa bem cheia)
- 570ml de água

Preparação do Recheio:

Coloque a proteína de soja em água que a cubra por dez minutos.

Separe os ingredientes.




Escorra a proteína de soja e esprema, pique os tomates, a cebola e a salsa.



*Meu jeito de picar tomate:
Divida-o ao meio e tire fatias finas de um dos lados, junte as fatias e corte os quadradinhos.



Coloque os ingredientes numa vasilha e tempere.

Tampe e leve à geladeira, enquanto absorve o tempero vamos fazer a massa.





*Usamos este fermento, tem outras marcas. Cada sachê tem 10g, então usaremos 1 e 1/2.



Coloque numa bacia, as farinhas, o fermento, o sal e misture.




Põe o óleo por cima.




Esquente a água até o dedo conseguir ficar dentro e junte aos ingredientes.




Mexa e põe numa superfície lisa.




Sove e se grudar nas mãos, vá acrescentando farinha integral ou branca aos poucos e sovando até não grudar mais. Continue sovando por uns dez minutos.

*Não precisa esperar a massa crescer.



Deixe-a tampada para não ressecar.

Abra pequenas porções com o rolo até que fique com espessura de 1mm, pois conforme for manuseando ela engrossa.

Se preferir, enfarinhe a superfície.




Corte um círculo do tamanho de sua preferência, este tem 12,5cm e foi usada uma tampa plástica como cortador.




Coloque o recheio ao centro.



Una os lados da metade do círculo.




Feche o restante formando um triângulo.



Não deixe que o recheio chegue às bordas para não abrir a massa enquanto assa. (mas eu deixo! rs)



Deixe a vasilha do recheio num degrau para escorrer o líquido.




Vá colocando numa forma untada. Se preferir, deixe a "costura" da massa para baixo que assim não abre.




Leve para assar em temperatura média até começar a dourar.




Renderam 33 unidades.

Prontinho!

Por Adriana...

42 comentários:

  1. Oi Adriana, obrigada pela visita e carinho. Adorei seu blog e suas esfihas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana!! Muito legal sua receita! Será que dá pra congelar depois de assado? Ou pré-assado?

    ResponderExcluir
  3. Brigada Elaine! beijão!

    Olá Renata! Pode congelar sim e pode assar normalmente até começar a dourar... congele separadas, depois pode juntar num saco plástico ou vasilha tampada... na hora de esquentar, cuide pra não assar mais, se for no microondas, esquente de um em um minuto até ficar na temperatura que vc goste, se for no forno a gás, tampe a refratária com outra refratária, com tampa ou papel alumínio pra não ressecar por uns 10 minutos.
    Se a esfiha já estiver descongelada este tempo diminui bastante.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. bookmarked!!, Ι really likе your
    ωeb site!

    Review my homepage Suggested Web site

    ResponderExcluir
  5. Hі theгe! This is my 1st comment here so I juѕt wanted to
    give a quicκ shout out and say I genuіnely enjoy reaԁing your poѕts.
    Can you suggеst anу othеr blogs/ωеbsiteѕ/forums that cοvег the same
    topiсs? Thаnks a ton!

    Feel free tо visit mу web sitе - V2 Cigs

    ResponderExcluir
  6. não é muito legal incentivar o vegetarianismo, eles não são sem crueldade e espalham que sendo vegetariano já está bom

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho uma opinião diferente, acredito ser o vegetarianismo uma ponte para o veganismo, assim foi comigo. Não necessariamente que será assim com todos, mas com a maioria e me alegro com isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. You гeally maκe іt seem really easy together with уour presentation howevег I
    tо finԁ this matter tо be really one thing that I feel Ι would by no means understand.
    It kinԁ of feels too complex аnd very νast for me.
    Ι am taking a look ahead on youг next ѕubmit, I'll attempt to get the dangle of it!

    Here is my page v2 cigs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Fui procurar seu antigo blog e descobri que mudou o endereço. Essa esfiha está na minha lista pra fazer.
    hoje fiz pelo segunda vez quibe de lentilhas e ficou uma delícia. Cozinhei as lentilhas, escorri, misturei com o trigo já demolhado, temperei com molho de alho. Fiz o recheio com creme de leite e parmezão ralado e coloquei por cima também. Ainda não estou dispensando os derivados de leite. Não vi essa receita no blog, por isso estou informando. Fica delicioso...bjs

    ResponderExcluir
  10. Faça que é boa demais!
    Brigada pelo carinho, vou fazer essa receita com certeza!
    Amei seu blog! Tb sou crocheteira!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Olá Adriana!!!

    Estou fascinada com o seu blog!!!
    As receitas são maravilhosas e fáceis de fazer...além de serem muitissímo bem explicadas!!!
    Muuuuuuuuuuiiiiiiiito agradecida por compartilhar tantas coisas boas.
    Sou vegetariana há mais de trinta anos e agora estou novamente tentando me tornar vegan,por amor aos animais que tanto sofrem nesse planeta...infelizmente.Sua ajuda foi preciosa...espero que muitos outros cheguem até vocês!!!Um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Aahhh Cristina! Que coisa boa receber seu recadinho tão carinhoso! Muito obrigada! Nós é que agradecemos!
    Um beijão e um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriana Abraço recebido e retribuido rsrs
    Ontem tentei...veja bem, "tentei" fazer rocombole de PTS...nem tive coragem de tirar fotos hehehe acho que ainda não encontrei o modo de temperar legal a pts.Amanhã vou fazer as esfirras...tomara que fiquem deliciosas como as suas.Espero te ver mais por aqui.Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  14. Brigada, rs
    Jura?! Ficou sem tempero? Talvez tenha sido só sal que ficou pouco, aí fica sem graça, mas dá próxima vez vai dar certo...
    Tô torcendo pras esfihas ficarem uma delícia, rs... beijão! até!

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriana!!!
    Fiz as esfihas...olha até que por ser a primeira vez que me aventuro a fazer uma massa,acredito que não tenha ficado tão ruim assim.Dri,não sei o que eu fiz(ou não fiz rsrsrs)mas a massa ficou um pouco dura e as esfihas abriram quando estavam assando.É claro que isso não me impediu de comer umas trozentas delas hehehe
    Acredito que na próxima vez,ficará melhor.Será que coloquei muita farinha???Eu segui a risca até medi tudo direitinho como você ensinou.Bem cozinhar é uma aventura mesmo...eu fico sempre pensando;ai será que vai dar certo rsrs eu pensava em você e na Ana Maria Braga hehehe até conversar com a massa eu conversei(só faltou ela responder rs)Dri,vou postar a receita lá no meu blog,é claro indicando o seu para quem por ventura ver,fazer do jeito certinho!!!É engraçado,te conheço a pouco tempo e já tenho uma grande afinidade com você.Te agradeço muito a sua atenção e carinho!!!Um beijão
    Ps.A última fornada foi feita em formato de pastel rs

    ResponderExcluir
  16. Hahahahahaha! Mas com esse lance do bom humor, tudo se ajeita, a energia
    fica boa e sempre vale a pena, rs.
    Sabe que sinto a mesma coisa em relação a você, a afinidade flui até virtualmente,
    é bem bacana isso!
    É, a massa deve ter ficado um pouco dura mesmo, apesar que as minhas tb abriram um pouco,
    dá até pra ver na foto. Tem-se a opção
    de colocar a "costura" para baixo que assim não abre, vou por esta observação amanhã.
    Vamos lá, vamo descobri o que aconteceu:
    A massa chegou a grudar nas mãos e vc precisou acrescentar mais farinha? Se sim, da
    próxima vez tem que acrescentar menos e bem aos pouquinhos, deixando a massa bem macia.
    Se não, a água foi pouca mesmo, talvez pela diferença na marca da farinha, eu usei Nita,
    vou colocar esta observação tb... amanhã vou dar uma adequada, acho que vai dar pra adaptar
    nas várias possibilidades, rs.
    Mas como vc disse, pela primeira vez, valeu muito, tudo é treino e dedicação, com certeza
    vai ficar cada vez melhor!
    Eu é que agradeço por essa amizade que está se iniciando! E quem sabe a gente se conhece
    pessoalmente uma hora dessas? Aí a gente faz um monte de papá gostoso!
    Não moramos longe, estou em São José do Rio Preto SP...
    Beijão! até!

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia Dri!!!
    Estou comendo esfihas desde de ontem...comi no café da tarde,na janta e agora no café da manhã hehehehe Ah é hoje elas estão molinhas
    Então... eu coloquei a quantia que você indicou(medi numa daquelas jarras com medidas(è o que eu tenho)ficou uma montanha de farinha num bacião,ai eu coloquei o oleo e comecei a rezar rsrsrs pensei nossa quanta farinha...coloquei a água e fui mexendo com uma colherona e depois com as mãos,ficou meio grudenta,mas eu fui sovando(e pensando que exercicio bom)tirei do bacião e coloquei na pia(que é de aluminio)e continuei(foi ai que eu e a massa trocamos uma idéia,eu pedi que ela fosse boazinha e que ficasse bem linda rsrsrs)ela entendeu mais ou menos...fiquei na dúvida se colocava mais farinha então para sová-la coloquei oleo na mão e foi dando certo.Guardava o que não estava usando fechada(para não secar como você disse)Ah eu não sei a marca da farinha integral,mas a branca era Lili.Confesso que no momento nem me lembrei de colocá-las para assar emborcadas(estava tão entusiasmada rsrsrs)Ah e ainda sobrou massa que eu acabei assando em formato de torta e congelando,também tive que descarta um pouco,pois não sabia mais o que fazer com ela hehehe Dri,Ribeirão é maravilhoso!!!Fiz amizade na praia com uma moça(infelizmente perdi o contato dela)e durante muito tempo ela me mandava cartas(amo cartas rs) e cartões postais de Ribeirão...mandou de um parque maravilhoso!!!Não estamos longe não...ficarei muito feliz de conhecê-la pessoalmente...olha os papás gostosos ficam por sua conta hehehe mas eu prometo ser uma boa aluna(bem ou tentar né).Tenha um dia lindo!!!Um beijão!até!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha!Vc é um barato!
      Eita esfiha que rendeu né?! deu até torta! haha!
      Vc fez tudo certinho, eu aumentei a quantidade
      de água da receita, agora vai dar certo pra todas as marcas...

      Estou lhe enviando um e-mail...
      Beijão! até!

      Excluir
  18. Oi Dri!!!

    Rendeu para caramba hehehe e ainda falo delas para todo mundo!!!
    Estava sentindo tua falta,fiquei sem computador esses dias...fui buscar hoje e já esta com problemas novamente sniff estou me irritando!!!Eu sou caipira pira pira pora...não sei mexer nesses bichos não rsrsrs
    Muito bem Minha Amiga...sou obrigada e fazer novamente para ver se acerto agora hehehe Obrigada mais uma vez!!!Olha se não der,acho que você tera que vir me ensinar a domicilio que tal???rsrsCadê o email???O meu é kriskagamb@hotmail.com .Vou levar o notebook para arrumar novamente,mas acredito que amanhã eles já aprontem rs
    Fica com Deus minha Amiga!!!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá, ainda no site do karunapuna vcs ensinavam uma maravilhosa receita de quibe, e ela nao está aqui no novo site! Vcs podem me disponibilizar? Adorei essa esfirra, provei a que minha amiga fez!

    ResponderExcluir
  20. Olá Lara!
    Tem essas:
    http://alquimiaveg.blogspot.com.br/2010/12/quibe.html
    http://alquimiaveg.blogspot.com.br/2011/10/quibe-assado-com-berinjela.html
    http://alquimiaveg.blogspot.com.br/2011/02/quibe-assado.html
    http://alquimiaveg.blogspot.com.br/2010/12/quibe-de-forno.html

    Beijão! até!

    ResponderExcluir
  21. Fiz as esfirras ontem. Ficaram ótimas. A massa ficou um pouco grossa mas o gosto estava excelente ;) Muito obrigada por essa receita e todas as explicações.

    ResponderExcluir
  22. Ah que bom que gostou Maria! Nós é que agradecemos!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Oi Adriana... Td bem? Estava procurando receitas de massa integral pra esfiha e achei sei blog. Sou de Rio Preto tb, rsrs coincidência!! Ontem fui na Lúcio e Vera comprei farinha de trigo integral, pois queria me aventurar nos salgados que eles tem lá (você conhece?). Estou pensando em fazer meia receita, dessa mdida que você colocou aí! E pensei em usar total farinha integral... sem a branca. Você acha que tem problema nesses dois casos?
    Fiz esfiha comum uma vez e a massa ficou dura, rs. Acho q foi dificuldade em sovar. vVou assistir uns vídeos no youtube pra ver se aprendo.. rsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  24. Olá Gabriela! Que bacana que é daqui, assim podemos nos conhecer
    pessoalmente uma hora dessas!
    Não conheço, faz bastante tempo que não vou lá, acabo comprando tudo no supermercado mesmo, rs.
    Já tentamos fazer só com farinha integral, masnão ficou saborosa e tb ficou dura, talvez tenha
    algum truque, mas desconhecemos. Se descobrir nos ensine, please! rs
    Meu e-mail é adrianadocarmo@msn.com, se puder me passar o seu, pois vamos marcar um pic nic veg,
    se vc puder ir vai ser um prazer!
    Beijão! até!

    ResponderExcluir
  25. Oi! Adorei a receita. Só tenho uma dúvida meio "teórica" hahaha
    Nessa massa, que diferença faz usar o fermento biológico em vez do químico?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathana! Amei seu nome! rs

      O fermento biológico faz a massa crescer antes de ser assada, o que não acontece com o químico, por isso ele é usado mais pra bolos e bolachas...
      Tem mais explicações aqui:
      http://falandodepizzas.forumeiros.com/t19-diferenca-entre-fermentos-biologico-fresco-e-seco-e-fermento-quimico

      Abração! até!

      Excluir
  26. Oi amei a receita mas da pra fazer sem farinha branca?

    ResponderExcluir
  27. Olá Denise!
    Nunca fizemos só com integral... vamos ficar devendo, rs... beijo!

    ResponderExcluir
  28. Olá eu gostaria de saber se com essa mesma receita dá pra fazer a esfiha aberta???

    ResponderExcluir
  29. Ficaram maravilhosossss obrigadaaa a massa fofa e o recheio divino! amamos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa né Re! tb amamos por aqui! brigada vc querida! bj bj!

      Excluir
  30. Boa tarde! Adorei a receita, fiz super rapidinho, super prática, renderam 15 esfihas e ficaram deliciosas!!! Muito obrigada pela dica! Beijinhos, Tati

    ResponderExcluir
  31. ah que bom Tati!!! brigada vc querida! bj bj! até!

    ResponderExcluir
  32. Ola querida.
    Estou adorando o seu blog...
    estou aprendendo as suas receitas...
    Parabéns ...gostaria de fazer esses salgados para congelar...panquecas,kibes tortas de legumes,hamburguer,entre outros se você poder me passar essas receitas vou adorar...
    Um abraço e parabéns...DEUS te abençoe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que coisa boa! As receitas estão todas no blog... veja o índice na lateral direita e clique encima... as receitas são passo a passo... um abraço!

      Excluir
  33. Olá Adriana eu moro em Sorocaba tó abrindo um restorante fitnnes amei suas receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom Silvana! fique a vontade pra usar as receitas! que os restaurantes sejam todos veganos! :)
      brigada!

      Excluir
  34. fiz a receita a massa ficou muito dificil de abrir a massa.apesar de ter escorrido o recheio a esfirra nao fechou,abriou completamente.se tem alguma dica esse aconteceu com mais alguem?agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum, se a massa ficou difícil de abrir então foi pouca água... se vc colocou o tanto certo da receita, deve ser a farinha que absorveu muito, isso pode acontecer, mas nunca aconteceu comigo, mesmo com farinhas de marca diferente, desculpe mesmo... da próxima vez vc pode fazer de umjeito diferente então:
      Coloque a quantidade de farinha, óleo, fermento e sal da receita, mas a água vá colocando aos poucos e mexendo até umedecer toda a farinha, mas não deixar muito molhado tá, só umedecido, assim qdo vc começar sovar, a massa vai grudar nas mãos, então vc vai colocando farinha até parar de grudar... assim tb dá bem certo.

      Qto a abrir a esfiha, a massa deve ter ficado muito fina e não teve quantidade suficiente pra aderir uma parte na outra, lembrando que deve ser bem apertada as duas partes... tb vc pode por a "costura" pra baixo que ela não abre, pra começar talvez seja melhor assim...

      Não desista que vai dar certo! rs

      Se preferir faça metade da receita pra ir treinando... um abraço! boa sorte!

      Excluir