RECEITAS VEGANAS (Sem Ingredientes de Origem Animal)

Olá queridos!

Muitas pessoas desconhecem que veganos comem muuuuito bem e que essa alimentação contém todos os nutrientes necessários para nosso organismo. Então postamos as receitas que fazemos aqui em casa...

E passo-a-passo pra ficar mais fácil pros iniciantes na cozinha...

Substitua os ingredientes de acordo com sua preferência.

Muito obrigada pela sua visita!

Adriana e Rafael


São José do Rio Preto - SP

12 de ago. de 2010

TOFU (QUEIJO DE SOJA)



O primeiro do Rafael, ficou ótimo!... essa receita dá muito certo!

Ingredientes para o leite de soja:
- 2 copos de soja em grão
- Água para hidratar os grãos

Ingredientes para o tofu:
- Leite de soja (que vamos preparar)
- Suco de 2 limões grandes
- 1 colher (sopa) cheia de sal
- Temperos: Alecrim, pimenta calabresa, manjericão, salsa... (opcional)
- 2 formas que podem ser de sorvete.

Preparação do leite de soja:

*Se você quiser fazer só o leite pra beber, siga as dicas DESTE VÍDEO, que deixa o sabor suave e super gostoso! Nem parece de soja!

Pra fazer o leite pro tofu, faça assim:

Lave os grãos, cubra-os com água e deixe de molho por oito horas no mínimo (se ficar mais que isso, deixar na geladeira).


* Depois de hidratados rendem 6 copos aproximadamente.



Bata no liqüidificador, utilizando como medida 2 copos de água filtrada para cada copo de grão de soja já hidratados.



Passe o líquido batido num pano de prato ou peneira bem fininha para obter o leite.
Prontinho! Você já sabe fazer leite de soja...





* O resíduo da soja chama-se okara e dá pra utilizá-la em bolos, biscoitos, farofas...


Agora vamos para a preparação do tofu:
Coloque o leite numa panela, leve ao fogo até ferver e desligue.
Adicione 1 xícara (chá) de água fria.



Espere 10 minutos pra baixar a temperatura. Enquanto isso prepare o coagulante com o suco de limão, o sal e os temperos e coloque sobre o leite e mexa devagar até coalhar. Se não coalhar:

  1. Aguarde uns minutinhos sem mexer, que coalha.
  2. Ou acrescente 1 limão aos poucos e vá mexendo devagar.
  3. Se mesmo assim não coalhar, deve ser a temperatura (esfriou muito), então ligue o fogo que logo começará coalhar.
Mas não se preocupe, porque isso raramente acontece, rs.


Tampe a panela e aguarde 10 minutos.



Enquanto isso, arrume a forma de tofu que pode ser um pote de sorvete furado embaixo, cobrindo-a com pano úmido e torcido.

* Caso não queira ele consistente (pra fazer patês, etc), só deixe escorrer, nem precisa por na forma.


Coloque a forma na pia e derrame o coalho (pode-se passar numa peneira antes). 



Cubra a massa com as pontas do tecido.
Coloque outra forma igual, por cima do queijo para apertar.
Coloque um peso encima das formas.



Deixe descansar, em média, por 20 minutos. Retire o tofu do tecido e conserve em geladeira.

É bem fácil de fazer, assim dá pra ter sempre um na geladeira... e aquela pasta com tofu, a Vegarella, é boa demais, e dá pra passar no pão e por em vários pratos e pizzas.
Ele grelhado fica muito bom... o bolinho... refogado com cenoura ralada e temperos... refogado com espinafre e temperos... fritar quadradinhos e misturar na macarronada... e de muitas outras formas...
Rende aproximadamente 600 gramas
Receita adaptada - Globo rural




76 comentários:

  1. Somente conheci agora, mas sdorei o blog! Parabéns! Muito informativo e criativo!

    ResponderExcluir
  2. Como armazenar o tofu? Li na internet que tem que colocar em uma vasilha com água e guardar na geladeira, é verdade?

    ResponderExcluir
  3. Olá Neto!
    Pode ser sim, e também pode deixar no shoyo.
    Mas também pode guardar normal (sem água ou shoyo), aqui em casa fazemos assim.
    Abraços!
    Karuna

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o blog, estou testando todas as receitas :D
    Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer com o líquido que sobra do coalho do tofu. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá Talles! Que bom que gostou! Muito obrigada!

    Pode-se fazer arroz e outras preparações que vá cozimento, tb pode-se colocar nas plantas...

    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta Karuna:
    Se come o tofu normalmente como queijo mesmo? ou só no preparo de receitas?
    E como é o gosto dele?

    ResponderExcluir
  7. Ele fica ótimo em receitas, pastas, à milanesa e no lanche também, quebra um galhão ter sempre um na geladeira. Sozinho é meio sem graça, pelo menos no meu paladar.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. reeita muito boa, acabei de fazer o meu =)
    tava procurando há tempos uma receita boa de tofu, agora achei.
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Karuna,encontrei o site recentemente.Adorei essa receita. Parece facílima.Só uma dúvida. Qual o prazo de validade desse tofu?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. É fácil mesmo...
    Então, faço toda semana, pois aqui em casa nunca durou mais que isso... e fica com cheiro e sabor normal, mas não tampo, imagino que ficaria meio azedo e tal...

    Agora, pra mais tempo teria que testar mesmo...

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. nossa, gostei muito da receita de tofu..valeu..obrigada Fatima.. cidade de Dois Irmaos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERO SABER SE POÇO FAZER O TOFU COM O LEITE DE SOJA AZEDO

      Excluir
  12. Karua, dá para fazer o tofu com leite de soja em pó? Qual seria a medida?
    Suas receitas são ótimas. Tenho aproveitado bastante pois sou vegetariana.
    Obrigada pela atenção;

    ResponderExcluir
  13. Brigada Rosa!

    Eu nunca fiz este teste, mas acredito que dê...
    Pra fazer o leite, costuma ser duas colheres de sopa por copo de água. Ferva, espere esfriar um pouco até ficar com uns 70º e acrescente caldo de limão aos poucos até talhar. Acrescente também sal à gosto.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Essa receita eu coloquei no rodapé do meu blog, é muuuito boa
    http://vegelanche.blogspot.com/
    brigado,
    marc

    ResponderExcluir
  15. Olá Karuna, o meu não coalha! Como faço?

    ResponderExcluir
  16. Menina! Isso nunca aconteceu comigo! Mas o que faz coalhar é o limão, então aumente o limão! Vai ter que coalhar! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  17. Adorei o tofu, fiz aqui em casa com ervas e coisa e tal, amei mesmo! só que o meu rendeu tão pouco comparado com o teu.. usei soja descascada, será que é isso? mas mesmo assim, adorei o resultado! e até coloquei a receitinha no meu blog hehehe, claro meu queijo não ficou coisa mais linda do mundo, mas que ficou bom, ah se ficou! bjus!

    ResponderExcluir
  18. Que bom que gostou Sammy! Fico feliz...
    Certeza que é por causa da soja descascada...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Pode deixar na geladeira uns três dias ou congelar...
    Bj!

    ResponderExcluir
  20. acabei de descobrir esse tesouro de site e estou fasendo o meu queijo agora depois posto outro comentario disendo como ficou espero faser sussesso aqui na espanha bj e muito obrigado que DEUS os abençoe. ha meu nome é MIRMA

    ResponderExcluir
  21. Olá Karuna, td bem?
    Gostaria de saber se existe esse tipo de queijo, ja temperado com ervas, em escala industrial, tipo pronto pra vender em supermercados, etc.
    Adorei seu blog...parabens!!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Carolina!
    Nas cidades grandes, tem nos supermercados e lojas de produtos naturais. Nas pequenas é bem difícil encontrar...
    Beijão!
    Brigada! :)

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Karuna,

    Seu site é MA-RA-VI-LHO-SO!!! As receitas com as fotos ajudam muito saber se está dando certo. Foi a primeira vez que fiz tofu e ficou divino! Fiz sem as ervas, só com o sal. Aconselho a quem quiser fazer que dá certo mesmo! Próximo passo: vegarella e glúten. Abraços e parabéns!!

    ResponderExcluir
  24. Ahhhhhh tá brincando??? Até eu vou fazer depois dessa receita!!! Aqui na minha cidade nem vende tofu e eu pensei que nunca comeria. Muito obrigada ;)
    Fátima.

    ResponderExcluir
  25. Sil Vasconcelos16/06/2011, 12:49

    Amei! todas as dicas...A forma e tudo o mais. Om Shanti

    ResponderExcluir
  26. Olá Karuna! Excelente receita, facílima de fazer...parabéns pelo blog, estou seguindo...sucesso sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Karuna! amei ete site, suas receitas são maravilhosas,to loka p/ testar, parabéns pelo blog, bjoss

    ResponderExcluir
  28. Amei essa receita e as outras tambem :D

    ResponderExcluir
  29. Olha vc está de PARABÉNS....testei varias receitas de Tofu....dentre todas testadas a sua ganhou d 1000%...simples pratica e rapida...Mais uma vez PARABÉNS

    ResponderExcluir
  30. Isso e demais ,obrigado.
    sempre quiz aprender a fazer,mas nunca achava receita e com vc sei o passo a passo e as dicas e tudo de bom.
    Parabens ,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da receita. Vou tentar fazer o meu.Obrigada pela receita!Abraço.
    Cátia

    ResponderExcluir
  32. Obrigado, vai me ajudar muito essa receita.
    Abraço, Thiago.

    ResponderExcluir
  33. Olá, boa noite! Acabei de preparar o meu primeiro tofu.A receita realmente é prática e deu super certo!
    Muito obrigada, seu blog além de lindo é muito organizado e as receitas excelentes!
    Um abraço vegano!! rsrs

    ResponderExcluir
  34. Se eu fizer com PTS, será que fica bom??? Já testou?

    ResponderExcluir
  35. Olá Guido! Não dá certo, pois a pts não tem o leite, aí não coalha... abração!

    ResponderExcluir
  36. Olá Karuna!
    Amei o seu blog!
    Gostaria de saber porque vc coloca aquela peneira embaixo de tudo, bem no final do processo, qdo ele já está descansando. É só um suporte?
    Obrigada e breve farei o meu.
    Felicidades para vcs!
    Meu nome é Marcia.

    ResponderExcluir
  37. Olá Márcia!
    É que não está apenas descansando, está escorrendo... pode ser qualquer vasilha que deixe passar o líquido...
    beijo!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada Karuna!
    Vou postar uma dúvida no post do seu pão integral! Passa lá depois! Bjs.

    ResponderExcluir
  39. Estou finalizando a receita, deu super certo!
    Seu blog é show! Adoro as receitas, e recomendo aos familiares e amigos; Ele faz parte dos meus favoritos.
    Namaste!
    Bjos
    Gisele

    ResponderExcluir
  40. Que bom Gisele! Agradeço muito! Viva o vegetarianismo!

    Beijão! Namastê!

    ResponderExcluir
  41. Você é maravilhosa, me ajuda todos os dias *-*

    ResponderExcluir
  42. oi nem te conto como tive que fazer a receita duas vezes kkk, quem mandou não seguir a receita direito....kkk a na segunda vez deu certo pois o leite coalhou mas agora na finalização ele não tem muita liga,mas depois te conto o final.vou postar a receita no meu blog e indicar o seu . abraço

    ResponderExcluir
  43. Olá Pequi!
    Rs, que bom que deu certo!
    Mas na verdade ele não dá liga, ele pega o formato depois de compressar o coalho... pode-se usar apenas o coalho peneirado dependendo da receita, como pastas ou refogado com cenoura ralada e outros legumes.
    Brigada por compartilhar!
    Abração!

    ResponderExcluir
  44. Olá! Muito obrigada pela receita (e por vocês publicarem as receitas sempre com tantos detalhes e fotos).

    Fiquei feliz de saber que dá para fazer o tofu sem o sulfato de magnésio. Não queria usar um produto químico como esse em alimentos...

    Parabéns pelo excelente blog! :)

    ResponderExcluir
  45. Olá! Nós é que agradecemos o carinho, muito obrigada, até!

    ResponderExcluir
  46. Acabei de fazer!
    Muito fácil. Só me distraí um pouco e fiz uma cagada no fogão. Mas tirando isso, fácil, fácil.
    Obrigada pela receita. Esse blog é incrível.

    ResponderExcluir
  47. Eu fiz um guia de como fazer essa receita no snapguide, traduzindo pro inglês, espero que não tenha problemas.
    http://snapguide.com/guides/make-soy-milk-and-tofu/?utm_campaign=short&utm_medium=ios&utm_source=twitter
    Botei o link de vocês no final.
    Obrigada denovo por compartilharem essa receita, e as outras.
    Shalom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lara!
      Obrigada vc por nos ajudar a passar adiante as receitas vegetarianas, bj bj

      Excluir
  48. Acabei de fazer meu primeiro Tofu!! Ficou simplesmente perfeito!!!! Amo seu blog e indico pra todo mundo!!
    Obrigada pelas receitas maravilhosas!!!
    Aline

    ResponderExcluir
  49. Oi, fiz leite de soja e tava procurando receitas do que fazer com o okara, e cheguei aqui. ADOREI seu blog, e já está nos favoritos. Vou juntar mais okara prá poder fazer o tofu. Obrigada e parabéns pelas receitas!!
    Luci

    ResponderExcluir
  50. OPS, eu falei em juntar mais okara para fazer o tofu, mas o que eu vou fazer com ele são os biscoitinhos, e então depois farei uma receita de tofu também, mas aí usarei o leite todo, como na receita acima!! beijoss
    Luci

    ResponderExcluir
  51. Olá Luci querida! que bom que vc gostou! brigada pelo carinho!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  52. Aabei de fazer,deu certinho ,estou feliz,daqui pra frente ñ compro mais ,pois o meu posso temperar a meu gosto,obrigada amigos

    ResponderExcluir
  53. Gostaria muito de aderir tanto o leite de soja quanto o queijo tofu. Mas fico muito receosa quanto o gosto amargo do leite de soja.
    Por favor se tiver algum "pulo do gato" para não ficar amargo me diga, uns pedem para da choque térmico com água, outros pedem para levar ao forno, enfim como fazer um leite de soja gostoso? Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graciana!
      Achei esse vídeo ótimo!
      https://www.youtube.com/watch?v=ykurRftFEH4
      Eu tb acho horrível aquele gosto forte do leite, então só fazia tofu, rs, agora vai ter leite por aqui tb!
      Um beijo!
      Vou postar o link na receita...

      Excluir
    2. Graciana! O Rafael acabou de fazer o leite e ficou simplesmente de-li-cioso!!! Ele deixou 7 minutos no forno já aquecido e depois de hidratado na água morna, tirou as cascas, pois estavam bem moles, então ele esfregou entre as mãos e saíram bem facilmente... o resto ele seguiu a receita, faça e vai ver q delicia!!! suave e mais gostoso que os de caixinha, com certeza, nem parece de soja... bj! até!

      Excluir
    3. Obrigada por sua resposta. Com certeza vou fazer pois quero ter uma vida mais saudável! Bjks!!!!!!

      Excluir
  54. Podem fazer e congelar. Depois é só deixar uma noite na geladeira e depois conservar na geladeira trocando a água todo dia. Essa água pode ser usada no mingau.

    ResponderExcluir
  55. Pessoal, podem fazer com 1 kg de soja seca, rende uns 5 tofus de 350 grs. Congelem, depois é só deixar uma noite na geladeira para descongelar. Depois vai conservando na geladeira com água trocada todo dia.

    ResponderExcluir
  56. Algum truque pra limpar a panela sem ficar horas e horas esfregando? A minha ficou com um pouquinho do leite grudado (acho que quando talhou) e tá meio difícil de tirar tudo...

    No mais, muito boa essa receita! Fiz pela primeira vez e saiu um tofuzão :) Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que coisa boa Felipe! é uma economia né! rs
      Qto a panela, logo após esfriar, umedeça as beiradas (que ficam ressecadas)e passe o lado escuro da esponja que dá certo aqui, rs.
      Abração! até!
      Muito obrigada!

      Excluir
  57. Olá, gostaria imensamente de te agradecer pelas receitas!!! Amo todas elas, e esse blog foi uma descoberta super importante pra mim, porque mudou completamente minha vida para muuuito melhor!!! Gratidão eterna!!! Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaahhh!!! que fofa! <3 Muito obrigada Paolinha! ficamos muito felizes! nós é que agradecemos! muito obrigada!!! PAZ E LUZ!!! Super beijo! até!

      Excluir
  58. Oi Adriana!! Já tenho vc como minha mentora culinária na minha nova vida de vegana! "Circulei por muuuitos sites e blogs veganos, mas não me adaptei a nenhum deles. Encontrei o seu e pronto! bateu aquela química e já fiz várias receitas que vc ensina e toooodas todas dão certo, que alegria!!! Além de ter o dom de fazer magia com os alimentos vc tem o dom de ensinar a gente!!! Meu tofu ficou fantástico, e agora não preciso mais comprar pronto!!! Acabei de fritar os pedacinhos e me deliciar com eles. Mais uma vez, minha gratidão ao que vc tem feito pela minha vida, mesmo sem nos conhecermos pessolmente, (talvez a gente se esbarre por aí no Astral né? rsrsrs)Um super abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! qdo a química bate é bom demais! :) é só alegria mesmo!
      nós é que agradecemos esse carinho gostoso! que bom que as receitas estão
      dando certo! eeehhh! por um mundo melhor! que a gente se esbarre! meu e-mail é
      adrianadocarmo@msn.com
      suuuper beijo! até!

      Excluir
  59. Olá, eu gostaria de saber se consigo fazer com leite de soja já pronto, e qual seria a medida, a quantidade de leite que usaria. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Andréia... nunca testamos, mas faça um pouquinho... ferva meia xícara de leite, espere esfriar umpouco e acrescente gotas de limão aos poucos pra ver se talha, depois me diga! um beijo! até!

      Excluir
  60. Acabei de fazer. Ta descansando.
    Parece que deu certo rssss
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhh!!! Conta aí se deu certo mesmo! :) :) Beijo! Até!

      Excluir
  61. No momento em que você colocou uma bacia dele por cima para descansar ele não estava mole? Não vai derramar?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ge! :)
      Ao derramar o coalho, o líquido já escorre bastante... o restante está bem úmido mas não derrama... e também é coberto pelo pano...
      Beijooo! Até!

      Excluir