RECEITAS VEGANAS (sem ingredientes de origem animal)

Olá queridos!

Muitas pessoas desconhecem que veganos comem muuuuito bem e que essa alimentação contém todos os nutrientes necessários para nosso organismo. Então postamos as receitas que fazemos aqui em casa...

E passo-a-passo pra ficar mais fácil pros iniciantes na cozinha...

Substitua os ingredientes de acordo com sua preferência.

Muito obrigada pela sua visita!

Adriana e Rafael

São José do Rio Preto - SP

20 de set de 2010

BOLO DE BANANA E OKARA



O Bolo deu certo, ficou ótimo...
Usei o resíduo da soja que fiz o leite condensado.
Ele não ficou aquele bolo fofinho, por causa da banana amassada, mas o sabor, huummm...

É bem fácil inventar bolos, basta ter uma farinha que dê liga, como a de trigo, aveia... e deixar uma consistência nem mole, nem dura e não esquecer do fermento! rs. Assim dá pra usar os ingredientes que temos em casa...

Ingredientes:

- 400 ml de okara
- 4 bananas nanicas médias amassadas
- 1/2 xícara de castanha de caju picada ou xerém (triturada)
- 1/2 xícara de castanha do pará picada ou xerém
- 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo (pode ser cristal ou demerara), usei cristal e mascavo.
- 1 xícara de farinha de trigo branca ou integral
- 1 colher de fermento em pó

Preparação:





Misture todos os ingredientes, menos o fermento que é deixado por último e misturado suavemente.

Não foi necessário líquidos neste bolo. A consistência deu certinho.

Tem bastante banana, é que ficou por baixo do açúcar.



Coloque em forma untada e leve para assar em temperatura média até dourar.






Pode desenformar ainda quente.


Se assar neste tipo de forma, desgrude a massa do centro com uma faquinha.





Por Adriana...

4 comentários:

  1. Sou fã de bolos de banana, também invento receitas com esse ingrediente que adoro , mas meu doce preferido com banana é:
    Numa assadeira de aluminio, a maior que vc tiver,vá colocando a quantidade de bananas que for necessária para encher a assadeira. Se quiser cortar ao meio , tudo bem , só não coloque uma banana por cima da outra. Especifiquei uma assadeira grande porque o tempo de cozimento é de 2 horas de forno, portanto um quantidade pequena não vai render muito. Cubra toda essa banana com açucar, pode misturar varios açucares, menos os artificiais. Coloque canela se gostar. Leve ao forno quente e dê uma olhada de vez em quando para não queimar.Fica uma delícia e com a criatividade de vocês pode ser até que dê para sofisticar esse doce.Vou experimentar fazer o teu bolo, só preciso tirar uma dúvida, posso usar outra farinha nele. Um abraço!!!Haribô!

    ResponderExcluir
  2. Hum... que receita boa, vou fazer! Muito obrigada!
    Então, só fiz este bolo assim pra aproveitar a okara, mas com fubá ou só farinha de trigo deve dar certo sim, só deixar a massa nem mole nem dura.
    Meu marido vai adaptar uma receita de banana celestial para vegana e postar por estes dias...
    Beijos!
    Até!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de bolo só em ver ja sei que é tudo de bom,gosto muito de uma alimentação saudável,vou fazer depois digo o resultado.Parabéns a todos deste blogue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigada Cris!!! um beijo querida! até! diga aí! rs

      Excluir